Compra segura: como identificar se um veículo passou por enchente?

Você já imaginou a frustração que é comprar um veículo e depois descobrir que ele já passou por alguma inundação? De fato, essa é um dos maiores medos de quem pretende comprar um seminovo.

Felizmente, existem formas de identificar se um veículo passou por enchente. Alguns detalhes, quando bem observados, podem indicar se o veículo já passou por tal situação.

O que o comprador precisa entender é que ele não deve ter pressa na hora de escolher seu carro, evitando comprar por impulso. Confira a seguir alguns cuidados que você deve ter antes de fechar qualquer negócio!

Observe o odor do carro

O cheiro é um dos maiores indicadores para descobrir se um veículo passou por enchente. O carro fica com um cheiro forte de mofo, apesar de tentarem mascarar por meio de sachês e desodorizadores.

Por isso, a dica aqui é ficar com seu olfato aguçado, pois carros que passaram por inundações terão esse odor característico.

Investigue se há linhas de água no veículo

Quando não há uma limpeza adequada em um veículo que passou por uma enchente, alguns sinais podem ficar aparentes. Um deles é a linha de água na lataria do carro, que pode, além de confirmar a desconfiança, indicar a que nível a água chegou.

Veja se há umidade e sujeira no carro

Para identificar se o veículo já passou por uma enchente, é essencial verificar se há sujeira ou umidade em seus vários locais e compartimentos. Confira alguns deles:

  • comece pelo interior do porta-luvas, no painel de instrumentos e sob os bancos. Verifique se nesses locais há mofo, lama ou ferrugem;
  • observe se existe ferrugem nas ferramentas do veículo e nas suas partes metálicas, como parafusos e dobradiças, e se os faróis e lanternas não estão oxidados;
  • mesmo que o veículo tenha sido submetido a uma higienização, é possível encontrar impurezas deixadas pelo excesso de barro. Por isso, verifique embaixo dos carpetes se há algum sinal de terra e ferrugem em excesso.

Verifique o estofamento do veículo

A análise do estofamento do carro pode fazer com que você chegue a conclusões definitivas, pois não há como disfarçar esse item se o carro tiver passado por enchentes.

O estofamento fica com grandes manchas, inclusive, com diferenças de cor. O cheiro de mofo é muito forte, pois a espuma demora muito a secar. Alguns negociantes, na ânsia de vender logo o automóvel, nem esperam a completa secagem. Assim, esses sinais podem ficar bem aparentes.

Outro sinal de alerta que o comprador deve ficar atento é para veículos usados com estofamento novo. Fique atento, pois isso não passa de uma tentativa de apagar as pistas da enchente!

Avalie o local onde fica o motor

O local onde fica o motor deve ser muito observado, pois muitos negociantes dão mais atenção à limpeza da parte interna do veículo. Assim, o ideal é abrir o capô, pois esse ponto pode revelar alguns detalhes.

Confira o que deve ser observado:

  • o óleo do motor deve ter seus níveis verificados por meio da vareta de mergulho, que pode apontar o estado do óleo que deve estar bem limpo e fresco;
  • verifique se o filtro de ar absorveu algum tipo de umidade;
  • observe se há pontos de ferrugem e/ou alguma sujidade acumulada.

Verifique a parte elétrica

A parte elétrica é a que mais sofre com essa situação. Após a secagem, a maioria dos componentes voltam a funcionar. Após algum tempo, porém, os problemas começam a surgir, visto que a umidade provoca corrosão e causa problemas no funcionamento elétrico do veículo.

Antes de qualquer decisão, verifique com cuidado esses detalhes. Assegure-se que, ao virar a chave de ignição, todas as luzes e medidores estejam funcionando perfeitamente, sem falhas ou demora de resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s