4 dicas para evitar riscos na hora de comprar um imóvel

O mercado imobiliário nacional é cheio de possibilidades, especialmente após a grande valorização que o setor experimentou nos últimos anos. Por isso mesmo, não é raro que algumas pessoas tentem lucrar indevidamente, e é preciso conhecer algumas dicas para evitar riscos na hora de comprar um imóvel.

Como em quase tudo na vida, a prevenção é a melhor escolha. Com algumas atitudes simples, você se assegura de que a transação de propriedades não traga nenhuma dor de cabeça no futuro.

No post de hoje, listamos 4 dicas essenciais para evitar riscos na hora de comprar um imóvel. Acompanhe e tire suas dúvidas!

1. Avalie a localização e os arredores

O primeiro passo para evitar riscos na hora de comprar um imóvel é avaliar a localização e os arredores. Dessa forma, você garante que o seu futuro bairro seja adequado não apenas às suas expectativas, mas também aos anseios, aspirações, demandas e necessidades dos seus familiares.

Visite a rua do imóvel — preferencialmente em dias e horários diferentes — e analise se a região é calma ou se existem feiras, boates ou bares que podem tirar o sossego dos moradores. Veja também se existem comércios fundamentais nas proximidades, como mercados, farmácias e padarias.

2. Verifique a documentação do imóvel

O imóvel deve estar com a documentação em ordem para que você não tenha problemas na sua compra. Lembre-se de que essa é uma transação que envolve valores elevados e, caso haja alguma pendência, os prejuízos também não costumam ser pequenos. Muita atenção também a dívidas antigas, que passam a ser responsabilidade do novo proprietário.

Peça a matrícula atualizada que constata quem é o verdadeiro dono da unidade. A certidão atualizada do IPTU também é indispensável, pois atesta que está tudo em dia com esse tributo. No caso de um prédio, a declaração de inexistência de débitos condominiais também é indispensável.

3. Faça uma bela vistoria no imóvel

Uma vistoria detalhada é outra atitude que ajuda a evitar riscos na hora de comprar um imóvel, pois pode apontar defeitos que não foram devidamente revelados pelo vendedor. Comece com uma boa olhada na pintura das paredes: sinais de tinta fresca podem indicar vazamentos, infiltrações ou mofo.

Teste também as torneiras e chuveiros, verificando se eles têm a pressão adequada para o uso doméstico. A parte elétrica também é essencial: observe o quadro de energia e analise a presença de sinais de curto-circuito. Acenda todas as lâmpadas e, caso a intensidade da luz diminua, a rede pode necessitar de substituição.

4. Analise minuciosamente o contrato

Por fim, para a aquisição de qualquer tipo de imóvel, é essencial dispensar uma atenção especial ao contrato de compra e venda. Esse documento precisa ser redigido de maneira clara, com caracteres legíveis. Todas as cláusulas devem ser verificadas e, em caso de dúvidas, contar com a ajuda de um advogado ou um corretor pode ser de grande valia.

Certifique-se, sobretudo, de que tudo o que foi acordado verbalmente está constando no papel e que todos os dados pessoas do comprador e do vendedor estão corretos. Também é preciso que ali estejam o valor da transação, a forma e o local de pagamento e, se for o caso, o valor do sinal antecipado e existência de financiamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s