Direção segura: 4 dicas para condutores inexperientes

Embora dirigir seja uma tarefa bastante comum para a maioria das pessoas, a operação de um automóvel no trânsito caótico dos centros urbanos não é nada simples. Por essa razão, adotar atitudes inteligentes e preventivas para uma direção segura é fundamental, especialmente para condutores inexperientes.

O lado bom dessa história é que é possível, com um pouco mais de atenção e tranquilidade, evitar a grande maioria dos imprevistos e acidentes de veículos. Quer descobrir como fazer isso? Então confira as dicas que preparamos sobre o tema no conteúdo a seguir.

1. Jamais beba e dirija

O passo mais básico para uma direção segura, especialmente para condutores inexperientes, é jamais beber e dirigir. Infelizmente, é muito comum que os jovens não levem essa dica tão a sério quanto ela merece, mas o fato é que álcool e condução são uma combinação explosiva e bastante perigosa.

Mesmo após muitas campanhas de conscientização na televisão e em outros meios de comunicação, essa ainda é a causa mais frequente de acidentes graves em nossas estradas. Quando você beber, procure entregar o volante a alguém que esteja sóbrio, pegue um táxi, Uber ou outro tipo de transporte.

2. Fique atento à sinalização

A sinalização não foi colocada ali à toa e ela pode ser crucial para mais segurança no trânsito, especialmente para motoristas iniciantes. Por isso, procure seguir as informações e orientações das placas, lembrando sempre também que o bom senso é indispensável para qualquer condutor.

Respeite os limites de velocidade e não ultrapasse em locais proibidos. Outra boa dica é agir como se os outros carros não fossem seguir as regras: redobre a atenção em cruzamentos, sinalize com o máximo de antecedência e mantenha sempre uma distância segura de outros automóveis. Quanto mais longe, mais seguro você estará!

3. Use os seus espelhos

Condutores inexperientes nem sempre utilizam seus espelhos retrovisores do jeito certo, mas é preciso entender que esses itens também são muito importantes para uma direção segura. Trafegar tranquilo e com segurança envolve uma boa percepção não somente do que está na frente, mas também atrás e dos lados.

Seu carro, como qualquer outro, possui alguns pontos cegos. Procure observar quais são eles e tente também levar em conta os dos outros veículos. Uma boa ideia pode ser investir na aquisição de um espelho que elimine esse problema, que pode ser encontrado em diversas lojas de peças automotivas.

4. Cuidado com os pedestres

A partir do momento em que você se encontra na direção de um veículo, a segurança dos pedestres passa a ser sua responsabilidade. Sabendo disso, é fundamental que você preste muita atenção e considere que, muitas vezes, os transeuntes não têm nenhum conhecimento das leis de trânsito.

É crucial, por exemplo, que você diminua a velocidade em áreas próximas a escolas, hospitais ou centros urbanos muito movimentados. Dê a preferência para a passagem sempre que isso for possível. Idosos, crianças e deficientes físicos merecem cuidado especial, pois estão mais sujeitos a atropelos.

Por fim, vale ressaltar a importância de contar com um seguro de automóvel para lidar com qualquer eventualidade.

Viu só como existem maneiras simples de praticar uma direção segura e livre de intercorrências? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem uma experiência pra compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s