Dia Internacional do Consumidor

Em 15 de março, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, boa data para ficar atento aos próprios direitos e responsabilidades. Afinal, quem pensa nesses aspectos passa a considerar, aos poucos, um leque maior de opções na hora de decidir. Destacamos algumas responsabilidades relacionadas ao novo perfil de consumidor, atento ao impacto social e ambiental de suas escolhas.

– Teste em animais – Consumidor atento pesquisa além do preço. Quem se considera defensor dos animais precisa incluir esse critério em suas pesquisas de compra. Há sites específicos de ONG´s especializadas no assunto que permitem consultas em curto tempo.

– Trabalho escravo – Infelizmente, há até marcas que vendem roupas de executivo envolvidas em denúncias de utilização de mão de obra que envolve trabalho escravo. Pesquise na internet a “Lista Suja” divulgada periodicamente pelo Ministério do Trabalho. Além disso, busque informações a respeito de suas marcas favoritas, para se certificar de que seu consumo incentiva apenas práticas corretas e relações trabalhistas adequadas.

– Anticorrupção – Você pode pesquisar outros tratados de responsabilidade socioempresarial e consultar se há mais opções além das citadas. Também é possível consultar, na internet, nome de empresas que já firmaram tratado anticorrupção. A assinatura não é garantia de que a empresa seja 100% idônea, mas é um começo de pesquisa para pensar além do habitual.

Por fim, recomendamos o site do Instituto Akatu – em prol do consumo consciente – para quem estiver disposto a fazer testes e avaliar como andam, na prática, os princípios que consumidores realmente conscientes  defendem em seu discurso.

Deixe uma resposta