Eu realmente mereço?

Por trás de muitas compras por impulso, ou de gastos desnecessários, está o argumento, ou ainda, uma voz interna que diz “eu mereço”. Pessoas já endividadas e com compromissos financeiros, muitas vezes adiam a quitação da dívida, mas não conseguem adiar a compra de algo que desejam, uma ida a  barzinho, restaurante, porque pensam “é difícil resistir” ou “eu trabalhei demais neste mês; mereço uma recompensa”.

Por trás desse pensamento aparentemente inofensivo, há um motivo que destrói muitos planos, já que nem sempre realmente merecemos e podemos fazer tal compra. O que fazer para mudar?

– Em primeiro lugar, liste seus objetivos. O que você realmente gostaria de realizar, mas não está conseguindo por causa da desordem financeira? O seu sonho é viajar com mais frequência? Tem vontade de investir em um imóvel, fazer um curso no exterior? Tenha o objetivo anotado!

– Mantenha o foco. Espalhe lembretes dos seus sonhos em locais estratégicos, como a carteira, o cartão de crédito  a porta da geladeira- enfim pontos bastante visíveis. O seu objetivo será um pensamento que servirá de contraponto sempre que vier a busca da recompensa imediata em consumo que não farão  diferença significativa na sua vida.

– Passe a anotar para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Enxergar as  escolhas de consumo pode ser um passo transformador para  mudanças e ajustes necessários.

Por fim, lembre-se de que você merece concretizar grandes projetos! Colocar o foco no que realmente importa faz diferença: em vez de focar o “sacrifício” de ter que abrir mão de alguns hábitos consumistas, você estará com a mente focada em objetivos que trarão satisfação interna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s