Na volta a gente compra!

Você já parou para pensar que o Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para conscientizar as crianças sobre a importância do dinheiro? Independentemente da escolha dos pais em comprar ou não um presente, há muitas oportunidades de interagir com os pequenos para motivar uma relação saudável com o dinheiro.

– Uma boa forma de incentivar a criança a realizar sonhos é fazer uma lista de desejos com ela e mostrar que há muitas formas de realizá-los além do tradicional pedido “compra pra mim?” Em vez de dizer não de imediato, use frases como “É excelente que você queira isso. Que tal colocar na sua lista de desejos e se visualizar realizando esse sonho?”. A partir daí, os pais podem incentivar a criança a guardar pequenas quantias – troco de um lanche, mesada ou presente de familiares – para adquirir o que deseja.

– Trabalhe conceitos de caro e barato. Nem sempre é fácil explicar o que é caro e o que é barato, mas os pais podem fazer comparações entre produtos para dar essa noção. Diga, por exemplo, quantas balas ou picolés poderiam ser comprados pelo preço daquele brinquedo. Isso dará uma noção de dimensão do valor. Mostre que, além do preço, é necessário pesquisar a qualidade do produto e, ainda, a utilidade… se ele será bem-aproveitado ou esquecido.

– Valorize mais as experiências juntos em vez da simples compra de um presente. Várias pesquisas apontam que o dinheiro é melhor utilizado quando oferece experiências. Por isso, crie um dia das crianças divertido, com muitas brincadeiras, oficinas para cada um inventar o próprio brinquedo e se divertir bastante. Essas criações estimulam o exercício da criatividade, que contribui para o desenvolvimento da inteligência financeira.

Ensinar a criança que o dinheiro custa caro e como usá-lo é muito melhor do que prometer, comprar de um brinquedo na volta, e não cumprir com a palavra dada. Essa compreensão sobre o dinheiro irá fazer da criança um adulto mais consciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s