Dica cultural – “Quem se importa?”

Se na maioria das vezes as pessoas têm dificuldade de conseguir dinheiro para resolver a questão financeira, imagine ampliar o desafio para resolver a questão de toda uma comunidade? Esse foi o desafio de uma série de empreendedores sociais e assistir ao documentário “Quem se Importa?” (2012) da cineasta Mara Mourão pode inspirá-lo não apenas mudar a sua percepção de vida, mas também a mudar a vida de pessoas ao redor. A boa notícia é que é possível encontrar ou alugar o filme na própria internet.

O que é um empreendedor social? No conceito da Ashoka (http://portugal.ashoka.org/), “são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade.” São seres persistentes que enfrentam o problema e propõe mudança em larga escala a partir de soluções de baixo custo, na maioria dos casos.

No próprio trailer do filme é possível ver médicos, padre, professores e pessoas comuns que transformaram a realidade de outros, antes miseráveis, para se tornarem seres humanos autossuficientes.

Além de se mobilizarem para conseguir recursos para gerar essas mudanças, todos interagem com a comunidade de forma a empoderá-los, mostrá-los que são capazes de transformarem as suas vidas.  Não há dúvidas de que esses exemplos podem motivar muitos a criarem novas soluções para resolver as suas questões financeiras e, quem sabe, até mesmo a mudar o mundo a seu redor.

E esse é um dos recados desse filme. Às vezes pensamos que é preciso ser um tipo especial de pessoa para provocar uma grande mudança e os exemplos mostram que todos nós podemos transformar positivamente algum canto do planeta. Além disso, se tem a oportunidade de ver outro exemplo de sucesso e de caminhos para se realizar profissionalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s