Três perguntas para se fazer antes de financiar um carro

Quem financia um carro assume um compromisso, em geral, por vários meses. Por esse motivo, convém refletir antes de tomar uma decisão como essa. Separamos três perguntas que uma pessoa deve fazer antes de tomar a decisão, para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

– Precisa ser agora? Muitas pessoas compram um veículo e somente depois ajustam o orçamento para assumir, de fato, as parcelas. Faça o inverso: comece poupando, mês a mês, o valor equivalente à parcela. Além de juntar mais dinheiro para a entrada, você terá tempo para fazer os ajustes no orçamento e pesquisar opções e modelos com calma.

– Somou tudo? Não é só o valor da parcela que conta. Todo carro precisa de manutenção periódica, seguro, IPVA, combustível etc. Aproveite a dica de reservar dinheiro mensalmente e separe uma quantia para cumprir essa função. Em média, um veículo demanda 3,8% do valor para esses compromissos, sem contar o combustível.

– Pesquisou outas opções? Quem financia um carro, especialmente em longo prazo, acaba pagando o equivalente a dois ou três veículos. Além disso, há a depreciação do bem. Um carro zero quilômetro, por exemplo, perde, em média, 10% do seu valor ao sair da concessionária. Por isso, pesquise opções de custo menor, como consórcio. Em alguns casos, é mais barato utilizar até mesmo um táxi do que manter o bem.

O engenheiro de redes Carlos Carneiro fez essa experiência: ao se mudar para São Paulo, decidiu ficar sem carro e optou por morar perto do trabalho. “Comprei uma bicicleta e, quando preciso percorrer distâncias maiores, utilizo o Uber. Vale muito mais a pena”, afirma Carlos, que vê resultados positivos no orçamento com essa decisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s