Agradar aos outros ou a si mesmo?

Uma prova considerada de status, às vezes até dita como brincadeira, é utilizar um dinheiro que você não tem, para comprar o que você não quer e impressionar quem você nem conhece direito. A frase é forte e agressiva, mas traz uma reflexão importante a respeito do comportamento de consumo. Às vezes, as pessoas trocam de carro, televisão ou telefone celular não por necessidade, mas por influência de campanhas de marketing, do comportamento de amigos e ou de pessoas ao redor. De forma quase automática, sem raciocinar, muita gente adquire itens antes de fazer uma reflexão.

Assim, é cada vez mais comum encontrar pessoas que compram roupas não porque precisam, mas para impressionar os outros. Da mesma forma, muitos trocam de carro ou de telefone para não se sentirem ultrapassados em relação aos outros.

O que é interessante observar, no entanto, é que, à medida em que as pessoas investem em conhecimento financeiro, menos reféns elas ficam das campanhas de marketing e das pressões sociais que impõem a necessidade (que, no fundo, não existe) de estar constantemente substituindo seus pertences por versões mais novas e modernas. Refletindo sobre o que desejam de fato e investindo em conhecimentos – um patrimônio sem preço – um novo grupo de pessoas acaba resistindo a impulsos consumistas e utilizando o dinheiro para fins mais nobres.

Melhor do que impressionar os outros é pautar a vida em valores que podem influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. É uma forma de pensar mais como investidor e preencher a vida com um significado maior, não material. Quando for preenchê-la com bens, que seja um preenchimento conectado aos seus valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s