Cuidado para o hobby não endividá-lo!

A delicada relação entre o uso do dinheiro e o prazer é um detalhe relevante para análise de finanças pessoais. O gasto supérfluo de uma pessoa pode ser justificado por outra. Essa relação delicada vai além de meros prazeres consumistas. Pessoas diferentes têm interesses diferentes que levam a hobbies diferentes. Caminhar na rua, por exemplo, é mais barato do que nadar, mas não necessariamente tão interessante para todos.

O hobby não pode levar a gastos excessivos. Afinal, não adianta ter uma atividade para relaxar e, depois, ficar estressado com um rombo no orçamento.

Alguns hobbies, pela lógica artesanal, podem contribuir para aumentar o impacto financeiro do praticante. Vender quadros para amigos para comprar mais material de pintura, criar uma loja on-line para dar vazão à produção do curso de costura são maneiras de diminuir o impacto financeiro das atividades e, quem sabe, de zerar custos e começar a ganhar um pouco.

É claro que nem todos os hobbies podem ser atividades econômicas em si mesmas. Nesses casos, o autocontrole é fundamental. Se o seu hobby é jogar videogame, é melhor estabelecer um valor fixo para a atividade – como qualquer outro gasto -, comprar jogos usados e depois vendê-los em sites de venda como o e-bay ou o Mercado Livre. Se o consumo de cervejas importadas é o seu interesse, é possível obter negócios melhores em sites especializados em cervejas artesanais do que simplesmente ir ao supermercado mais próximo. Com pesquisa, criatividade e vontade, aliam-se muitos hobbies ao equilíbrio financeiro e, ainda, diverte-se.

Um comentário sobre “Cuidado para o hobby não endividá-lo!

  1. Ótimo conteúdo. Quanto maior divulgação, melhor! É preciso incentivar uma educação financeira continuada, como o SICOOB Credijustra tem feito. Meus aplausos para todos aqueles que estão envolvidos nessa empreitada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s