Invista sua restituição de forma inteligente

Neste mês, a Receita Federal começa a liberar as restituições de Imposto de Renda Pessoa Física. No primeiro lote, a prioridade é para pessoas com mais de 60 anos, com doença grave ou deficiência física e que não tenham cometido erros nem omissões na hora de enviar os dados. Em seguida, serão feitos os pagamentos pelo critério de ordem de entrega da declaração.

Esta é uma excelente oportunidade para pôr as finanças em ordem, quitar dívidas e investir com foco no longo prazo, para aproveitar o poder de juros sobre juros ao longo do tempo. É muito importante lembrar, também, que esse dinheiro não é um presente. “Esse recurso é proveniente do retorno de pagamento de diversos impostos que a pessoa efetuou ao longo do ano, ou seja, é um dinheiro que deve ser usado da melhor forma e não como um “extra” que pode ser gastado de qualquer forma.

Uma boa opção de investimento para quem quer rentabilidade associada a liquidez é o RDC, que permite resgates parciais e tem redução gradativa de imposto de renda sobre o rendimento ao longo do tempo. Quanto maior o valor investido e o prazo, melhores serão as taxas, lembrando que o valor pode ser resgatado antes do prazo final sem penalidades para o investidor.

Conheça outras formas de aplicar a restituição do imposto de renda.

  • Invista o valor para aliviar as contas de início do ano.
  • Lembre-se de que a poupança não tem rendido o suficiente para cobrir a inflação. Aplicações de renda fixa, como o RDC, têm oferecido melhor histórico de rentabilidade líquida, por mais que haja dedução de imposto de renda sobre o rendimento.
  • Considere a possibilidade de fazer um aporte complementar em seu plano de previdência. No longo prazo, o valor será multiplicado e incrementará sua reserva para a aposentadoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s