Finanças Pessoais: Estratégia para mudar hábito

Mudar um hábito não costuma ser fácil, especialmente quando se trata de um comportamento praticado ao longo da vida. No livro “O Poder do Hábito”, o jornalista Charles Duhigg mergulha na neuroquímica associada ao tema e explica a dinâmica dos comportamentos automáticos. Separamos algumas orientações, pensando especialmente em estratégias para usar melhor o dinheiro.

Criar um novo comportamento-padrão a partir dos mesmos estímulos

Duhigg explica que todo hábito é mantido a partir de um estímulo que desencadeia um comportamento automático que leva a uma determinada recompensa. Imagine uma pessoa que sempre que sente ansiedade compra um chocolate ou outro doce. Ela pode mudar esse padrão de consumo substituindo o chocolate por outra recompensa mais vantajosa do ponto de vista financeiro ou da saúde, como um copo d’água ou até mesmo uma fruta.

Mudar um hábito mais fácil para seguir mudando

O próprio livro cita uma série de pesquisas que apontam para a seguinte conclusão: a mudança de um hábito facilita a mudança de outros. Um bom exemplo é o da pessoa que começa a fazer uma dieta e passa a ter vontade de fazer uma atividade física. Essa atividade, por sua vez, pode facilitar a mudança do horário de dormir, e a pessoa passará a dormir mais cedo, e assim sucessivamente. Se você não faz atividade física, recomendamos que comece a se movimentar. A neuroquímica liberada nos exercícios gera bem-estar e pode contribuir, também, para inibir compras por impulso ou simplesmente compras em excesso.

Por fim, faça um registro dos hábitos que deseja mudar e também das mudanças que já conseguiu. Avalie se você está indo em direção à realização de metas, de sonhos e de mudanças que quer na sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s