Limites e educação financeira dos filhos

Os pais sempre desejam o melhor para os filhos. Então, uma vida financeira equilibrada faz parte dos itens almejados. E o que educa? Não é intervenção isolada que faz diferença. É o dia a dia. E é no cotidiano que um dos aspectos mais relevante da educação de filhos está presente: os limites que eles devem respeitar. Educadores financeiros alertam que quem não recebeu limites pode se tornar perdulário, ou ultrapassar os limites do orçamento.

Da mesma forma que uma campanha publicitária vem apontando a necessidade de os pais resistirem aos pedidos dos filhos por doces e salgadinhos para combater a obesidade infantil, quando o assunto é consumo, também é necessário não ceder a todos os desejos. Nem sempre é fácil, pois muitos querem oferecer a eles oportunidades que não tiveram. Mas, em vez de comprar brinquedos ou guloseimas com frequência, vale mais investir em experiências conjuntas, como brincadeiras, passeios ou atividades de lazer em família. Estudos de psicologia apontam que investir em experiências é sempre mais acertado, pois elas passarão a integrar a memória de longo prazo dos filhos, o que poucos produtos fazem.

O que os pais falam também é importante. Por serem figuras de autoridade, as crenças que divulgam alcançam impacto maior do que a fala de outra pessoa. Por isso, convém não reclamar nem emitir frases negativas sobre o dinheiro na frente dos filhos. Quem internaliza crenças limitadoras acaba tendo dificuldade de viver uma vida próspera. No fim, o que mais conta é o exemplo dos pais. Não que o filho vá, necessariamente, repeti-los, pois cada um tem sua individualidade. Entretanto, eles exercem grande influência. E isso deve ser considerado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s