Receitas para reduzir os desperdícios de alimentos e de dinheiro

Com as altas constantes nos preços dos alimentos nas prateleiras do supermercado, é fundamental repensar alguns hábitos de consumo. “Eu tinha o costume de jogar restos de arroz fora. Em um mês, eram mais de dois quilos jogados no lixo. Com os preços dos alimentos lá em cima, decidi me reinventar na cozinha. Busquei na internet diversas receitas e descobri que as sobras podem virar sopas, bolinhos e tortas”, conta a publicitária Ana Lemos. Segundo ela, no começo, alguns amigos faziam brincadeiras em relação a esse novo hábito, mas isso mudou quando eles provaram as delícias que eram preparadas.

Até mesmo as cascas dos alimentos passaram a ser vistas de outra forma: com a casca de abacaxi, é possível fazer suco ou chá; a casca da melancia é matéria-prima de doce, e casca de banana, de bolos deliciosos. “Além da economia, as cascas oferecem diversos nutrientes”, comenta a nutricionista Leila Santos, que dá mais dicas: “Na internet, é possível achar várias receitas gostosas, saudáveis e de fácil preparo. O ideal é tentar aproveitar as sobras o mais rápido possível. Deixar alimentos fora da geladeira nem pensar”, completa.

Na cozinha da professora Hilda Porto, nada vai para o lixo. “Não jogo nada fora. Tudo vai para o preparo do jantar. Quando sobra arroz, junto tudo com uma carne picadinha e acrescento batata, cenoura e repolho. Às vezes, para não ficar enjoativo, troco os legumes”, instrui. Para a professora, o reaproveitamento traz uma sensação de dever cumprido. “Acho pecado jogar comida no lixo com tanta gente passando fome. Aproveitando as sobras, você economiza nas compras do mês, prepara alimentos diferentes e ainda surpreende a família”, enfatiza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s