Conversar sobre dinheiro ainda é tabu entre as famílias

O hábito de falar de dinheiro em família ainda é visto como forma materialista, insensível e fria de ser. Ou mesmo como tabu. Chega ao ponto de duas pessoas se casarem sem uma saber como a outra cuida das próprias finanças, ou quanto a outra ganha. Esse bloqueio cultural freia a comunicação dos casais e aumenta muito o risco de as famílias cometerem erros graves em suas finanças. Casais têm mais chances de serem felizes e terem um relacionamento sólido quando levam as finanças da família a sério, falam sobre dinheiro, discutem sua renda, seus gastos, seus planos e põem tudo na ponta do lápis.

Conversar sobre dinheiro em casa estreita laços e ajuda as crianças a aprender logo cedo lições que vão ser importantes a vida inteira. Uma boa educação financeira pode ser a garantia de estabilidade e de situação bancária saudável no futuro.

Afinal, dinheiro não influencia diretamente diversos aspectos de sua vida e da de sua família? Claro que sim! Praticamente tudo o que fazemos envolve um lado financeiro, econômico, embora a reflexão e o diálogo sobre ele não sejam comuns. Por isso, o dinheiro precisa ser pauta no seu dia a dia para que passe a despertar uma sensação positiva e agir como uma ferramenta.

Convide sua família para um bate-papo semanal (ou mensal) sobre o orçamento. Quem não se sentir à vontade para falar de quantias – mesmo que sejam das contas de água, luz ou qualquer outro serviço usado na casa – pode conversar sobre metas e objetivos comuns. Planejar uma viagem para o fim do ano ou mesmo um passeio em família pode ser um bom pretexto. Com o tempo, o assunto dinheiro entrará nas conversas de forma natural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s