Dicas práticas para quem tem dívidas

Você está sempre ansioso para receber o próximo salário? Separamos algumas dicas para quem está disposto a mudar de comportamento.

1) Dê um basta nas compras por impulso. Antes de fazer qualquer compra, pergunte a si mesmo: “Esta compra me afasta ou me aproxima dos meus objetivos?”. Seja sincero ao responder! Caso necessite comprar, faça pesquisa e, preferencialmente, compre à vista para não comprometer renda futura. Se não cabe no seu orçamento, não compre. Procure alternativas criativas ou recorra a cortes de outras despesas para compensar essa nova. Evite produtos supérfluos. Priorize marcas menos conhecidas e compre produtos que estejam na safra.

2) Tente negociar ou reduzir as grandes despesas. Você pode renegociar o valor de empréstimos bancários a partir da portabilidade e fazer o mesmo com pacotes de internet, telefone ou TV a cabo. Analise os detalhes e veja tudo o que pode ser reduzido. Economias de 5% a 20% já farão toda a diferença. Seja criativo!

3) Evite almoços fora com a família ou outros programas de lazer que demandem quantias significativas. Preparar a refeição em casa pode ser muito divertido e mais saboroso, apesar de dar um pouco de trabalho. Uma sessão de filmes em casa ou programas ao ar livre podem entreter as crianças com muito menos gastos. Seja criativo!

4) Se você tem uma dívida de cheque especial, faça um empréstimo pessoal, preferencialmente consignado, que oferece taxas menores. Se esse limite já se tornou habitual para você, cancele o cheque especial quando fizer esse ajuste e só aceite o limite novamente quando tiver quitado as parcelas desse empréstimo. Dessa forma, estará trocando uma taxa mensal média de 8% por taxas menores e não correndo o risco de se endividar novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s