Use a ciência em favor do seu dinheiro

A ciência tem resultados de estudos que funcionam como dicas preciosas para quem quer melhorar a sua relação com o dinheiro. Destacamos duas delas.

– Imediatismo. O psicólogo Walter Mischel, notoriedade quando o assunto é autocontrole, assegura que, numa situação em que a recompensa (o produto) está diante da pessoa, quem foca os benefícios dela tem dificuldade de resistir ao consumo. Ao contrário, quem foca outras características tais como “é branco”, “tem formato retangular” etc. tem mais facilidade de esperar.

Conclusão: quem compra por impulso, ou está com dificuldade em administrar a fatura de cartão de crédito pode usar essas táticas como aliadas.

– Estratégia. No livro “O jeito Harvard de ser feliz”, Shawn Achor cita estudos sobre o hábito que mostram que, para romper o automatismo, é preciso dificultar as ações que queremos romper e criar novos gatilhos para incentivar os hábitos que desejamos criar. Ele aplicou isso na própria vida: tirou as pilhas do controle remoto da televisão e as deixou em uma gaveta distante do sofá uns vinte segundos; deixou um livro e um violão ao lado do sofá e, em poucos dias, já nem sentia tanta falta da televisão. O cientista também passou a dormir com roupas de ginástica para conquistar o hábito de correr pela manhã.

Conclusão: quem precisa se controlar nas compras, pode deixar o cartão de crédito em casa ou até mesmo cancelando alguns. Na internet, escolha opção de pagamento por boleto bancário e não compre de imediato, reflita por uns dias. E facilite hábitos saudáveis: ao receber o salário, invista parte dele e esqueça dessa aplicação. Da mesma forma que o Shawn dormia com roupa de ginástica, é mais fácil administrar a renda líquida restante na conta do que contar com uma possível sobra no fim do mês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s