Dia Mundial da Água – Pequenas dicas para grandes economias

Dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água e, para preservar o planeta e não ver o seu orçamento escorrer ralo abaixo, confira as nossas dicas para utilizar a água de modo racional.

– Não deixe furos! Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro. Feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional porque certamente você está com vazamentos em casa.

– Peneire as torneiras! O nome técnico é aerador, mas muita gente também conhece como “peneirinha”. A válvula ajuda a economizar ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso.

– Reaproveite! A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: limpeza da casa, quintal, calçadas etc.

– Armazene água da chuva! Se você mora em casa, instale um sistema de aproveitamento e captação da água nas calhas que levem a cisternas fechadas.

– Desligue o chuveiro ao se ensaboar e crie o hábito de escovar os dentes com uma caneca de água. A economia é significativa.

–  Busque tecnologias de apoio. Existem inúmeros aplicativos para celular que ajudam a economizar água. Entre eles está o “Da Sua Conta”. Ele faz um cálculo do consumo diário e oferece uma meta, além de ensinar dicas de economia para o dia a dia.

– Se a sua descarga utiliza sistema de caixa acoplada, coloque uma garrafa PET dentro da caixa, para que menos litros de água sejam suficientes para enchê-la. Em um prédio em que a maioria dos moradores adote essa prática, a fatura de água do condomínio pode ser reduzida à metade.

E atenção: cuidado ao armazenar água! Mantenha o recipiente sempre fechado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s