Gastou muito até agora? O que fazer para sair do vermelho?

O ano mal começou e o seu saldo bancário já está no vermelho? Calma! Pare tudo, e vamos começar de novo. Nada pior do que transformar o ano novo num novo pesadelo financeiro. Ainda dá tempo de resolver a situação e viver um 2016 equilibrado financeiramente.

O primeiro passo é saber por onde o dinheiro esta escapando, ou seja, quais são os excessos no seu orçamento. Baladas, prestações das festas de final de ano, pagamento de impostos, compra de material escolar ou outras despesas de início de ano… tudo isso gera impacto quando não há uma reserva ou planejamento prévio. Separe alguns minutos de um dia e coloque esses números no papel. Seja sincero consigo mesmo.

Se a sua situação estiver mesmo grave, pense se há algo em casa que você possa vender para arrecadar um dinheiro extra. Outra opção é buscar um trabalho extra, eventual, para aumentar a receita neste momento.

Se o seu problema for um descontrole temporário, fruto da animação das festas de final de ano, férias, viagens, passeios etc., some todas as suas despesas e cogite quitá-las fazendo um único empréstimo pessoal. Unindo todas as dívidas em apenas uma prestação, será mais fácil o controle e quitação.

O exigível é não deixar a dívida ficar rolando ao longo do ano, ainda mais com a taxa de juros em alta. Quanto mais cedo você lidar com o problema mais fácil será se livrar dele. Quitando essa dívida, empenhe-se para que o aprendizado mude a sua postura em relação ao dinheiro. Não tem segredo: as suas dívidas correspondem a gastos superiores à sua receita. Por isso a melhor forma de evitá-las é manter as finanças organizadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s