Declaração de Imposto de Renda: cuidado com escritórios de fachada

A aposentada Rita Ribeiro passou por momentos de aflição em 2014. Ela procurou um escritório de contabilidade para auxiliá-la na declaração de imposto de renda, e o suposto contador pediu um adiantamento de R$ 100 para iniciar o trabalho. Depois que a aposentada antecipou a quantia em espécie e entregou toda a documentação, o funcionário fugiu sem deixar pista. “Depois de muito tempo é que fui descobrir que era golpe. No final, fiquei com um prejuízo tremendo, pois além de perder o meu dinheiro, tive que pagar uma multa por não ter declarado no prazo. Aprendi a lição a duras penas. Este ano, vou contratar um profissional recomendado pelo meu filho”, lastima.

Casos como o de Rita não são raros. A publicitária Rose Sá, 49 anos, conseguiu declarar o Imposto de Renda com um escritório de contabilidade. O problema é que fizeram cópias dos seus documentos pessoais. Meses depois, chegaram várias faturas de lojas de departamento no endereço dela. “Não sei como, mas eles conseguiram abrir crediário em meu nome em vários lugares. Até hoje estou com processo na justiça, tentando provar que não fui eu quem fez as compras”, ressalta, indignada.

Fuja de ciladas:

• Só contrate um contador por indicação de amigos e familiares. Peça referências e consulte o valor do serviço cobrado antes de fechar negócio. Como diz o ditado: o combinado não sai caro.

• Evite pagar antecipadamente pelo serviço. O ideal, se for o caso, é antecipar, no máximo, 50% do valor acertado.

• Se possível, declare você mesmo o seu imposto. Além de economizar, você terá a certeza de que terceiros não terão acesso à sua renda, endereço e documentos pessoais, como RG e CPF.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s