O Dia da Marmota

A nossa dica cultural de hoje volta ao início dos anos 90 para indicar uma história que, por mais surreal que pareça, traz informações esclarecedoras para quem quer mudar o padrão financeiro em 2016. O filme é “O Feitiço do Tempo” (EUA, 1993), e o protagonista é Phill, um jornalista vaidoso que é enviado para cobrir O Dia da Marmota, um evento tradicional em uma cidade do interior dos Estados Unidos, mas sem prestígio para ele, que desejava mais status profissional.

Mal-humorado, Phill destrata seus colegas e quer fugir do lugar, mas no dia seguinte percebe o feitiço: ele acorda no tal Dia da Marmota. Revoltado, tenta de tudo, mas sempre que acorda, percebe que está vivendo o mesmo dia, encontrando as mesmas pessoas e vivendo as mesmas situações. Em boa parte do filme, o jornalista destrata as pessoas e não aproveita as oportunidades que o dia oferece. Demora muito para ele perceber que precisa mudar de postura. Essa situação parece familiar?

Uma das lições é mostrar que, para cada escolha, há uma consequência. De forma análoga, muitas pessoas vivem essa mesma relação com o dinheiro: colocam o foco na falta, não valorizam as oportunidades e recursos que já têm à disposição, reclamam, às vezes até se revoltam, mas poucos são os que param para pensar no que podem fazer diferente de fato.

Quando o protagonista enxerga que pode viver aquelas situações transformando-as positivamente, suas possibilidades de realização se ampliam sobremaneira. Em relação ao dinheiro ocorre o mesmo: é transformador quando o indivíduo reconhece o que fez de equivocado e muda de postura verdadeiramente. Ninguém precisa viver a mesma história todos os meses, especialmente se a repetição for de falta de dinheiro. É possível buscar informação, mudar o comportamento e passar a fazer mais com o dinheiro que você já tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s