O que aprendi com meu esporte favorito

Todo esporte trabalha valores e quem está disposto a levar as lições aprendidas para outros campos da vida só tem a ganhar, inclusive financeira ou profissionalmente. Quem exercita o trabalho em equipe em um esporte coletivo tem mais grandes chances de aplicar os mesmos princípios no trabalho; um atleta faixa-preta em alguma arte marcial tende a ser disciplinado nos estudos e finanças pessoais; um maratonista, focado na superação, entre outros exemplos.

O economista José Osvaldo descobriu o golfe há cerca de dez anos e explica algumas das virtudes trabalhadas no esporte: perseverança, respeito, cortesia, integridade, espírito esportivo, ecovisão, confiança e responsabilidade. Ele explica o papel de cada um desses valores de modo prático: ”ninguém é golfista por acaso, pois o início é bastante desestimulante. Só se mantém no esporte quem realmente tem perseverança”, acrescenta. Segundo ele, o respeito é fundamental, tanto em relação às pessoas quanto em relação ao campo. A ecovisão, nesse sentido, se configura como uma prática de respeito à natureza. Poucas pessoas sabem que há uma série de animais que coabitam o campo. Sem contar a diversidade de vegetação característica da região.

A lista não se encerra nos oito valores citados. Elegância e diplomacia, de certa forma, são características que se estendem para as regras do jogo. Como o objetivo é o mesmo para todos – acertar dezoito buracos – a regra, gentilmente, confere aos jogadores menos experientes um número maior de tacadas possíveis. Dessa forma, pode-se dizer que o jogo não é contra o outro, e sim focado na superação de si mesmo.

E você, já escolheu o seu esporte predileto? Não há dúvidas de que esse aprendizado ultrapassa as barreiras do campo esportivo para levar benefícios para a vida, de modo geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s