O poder da lista dos desejos

Você tem uma lista de desejos? Todo adulto deveria ter. É um recurso que nos aproxima do que desejamos realizar e auxilia na definição de prioridades. Tudo o que você precisa é de um papel e lápis ou caneta. Feita a sua lista, compartilhe a experiência em família. Se você for pai ou mãe, tem um motivo a mais para seguir essa recomendação: quando o assunto é educação financeira, essa ferramenta é bastante adequada para se trabalhar com crianças.

Foco e prioridade

A lista permite evitar compras por impulso. Quando estiver para comprar algo novo, se pergunte: “Essa compra me aproxima ou me afasta dos meus objetivos ou desejos?”. Em resumo, ela pode ser uma ferramenta para auxiliar no autocontrole.

Com as crianças não é muito diferente: sempre que ela pedir algo novo, mostre a lista e peça para ela escrever o que deseja nessa lista. Se possível, peça para ela enumerar o que deseja, indicando quais são as prioridades. Eventualmente faça uma comparação de valores para que ela tenha noção do uso do dinheiro. Exemplo: uma boneca que ela deseja pode ser equivalente a quinze picolés, criando uma oportunidade de ela observar os preços e entender que cada coisa tem seu valor.

Paciência

Aprender a esperar é um exercício enriquecedor. Os pais não precisam dizer não ao filho de imediato: podem orientá-los a incluir na lista dos desejos tudo o que ele pede e, por mais que possam realizar o objetivo de imediato, avaliar periodicamente qual e prioridade. Esse exercício da espera pode ser útil para desenvolver a paciência na criança e, principalmente, evitar o imediatismo, uma das causas do desequilíbrio financeiro.

Por fim, um exercício muito útil é visualizar periodicamente os itens que você deseja. Além de ser um exercício agradável, ajuda a manter o foco na realização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s