Invista em objetivos de longo prazo

Para a pedagoga Ane Aguiar, 39 anos, era praticamente impossível fazer planos de longo prazo. “Era tanta conta para pagar e tanta gente para cuidar, como filhos e marido, que não conseguia parar para traçar diretrizes para a minha vida. Isso durou muitos anos. Mas decidi, em 2011, dar um novo rumo na minha história. Meu sonho de consumo era quitar um empréstimo e comprar um carro novo, já que o meu vivia no conserto. No começo deste ano não só terminei de pagar minha dívida como conquistei meu zero quilômetro, pago à vista”, comemora.

Para o economista Mário Rocha, traçar metas para o futuro é possível e muito saudável. “Pessoas mais imediatistas são mais resistentes a fazer planos, pois sabem que dificilmente terão êxito. O primeiro passo é vencer a resistência. O segundo passo é planejar e correr atrás com paciência e perseverança. O que você deseja ter em cinco, dez, quinze anos? Pensou? Então, mãos à obra! Tudo é possível com planejamento financeiro”, brinca.

Segundo o economista, o início de ano é propício para a abertura de uma poupança. “Comece poupando R$ 100 por mês e vá aumentando esse valor gradativamente. Se você acha que não tem esse dinheiro, corte os cafezinhos, as bebidas e as sobremesas, evite comer fora todos os dias, passe a sair menos para festas e barzinhos, evite o desperdício em casa com água, luz e telefone. Fazendo isso, com certeza sobrarão recursos. Esse investimento de longo prazo poderá pagar, por exemplo, uma viagem para o exterior, uma pós-graduação, móveis novos para a casa, um carro do ano ou até mesmo a casa própria”, incentiva.

Então, não perca tempo! Escreva seus objetivos de longo prazo num papel, cole num local visível e batalhe por eles de forma permanente. “Pessoas que conseguem cumprir metas estabelecidas por elas mesmas são mais felizes e vivem melhor”, finaliza o economista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s