Os cuidados com as compras a prazo

As ofertas de crédito estão espalhadas por toda parte: bancos, financeiras e lojas de varejo oferecem diversas opções de pagamento e parcelamento para atrair o cliente. Essa modalidade, usada de forma compulsiva e descontrolada, pode acarretar enormes prejuízos no futuro. Preservar a capacidade de crédito é fundamental para manter o controle das finanças e a possibilidade de utilização para momentos inesperados como compra de medicamentos, gastos de emergência ou a obtenção de um item essencial.

Segundo especialistas, é imperioso detalhar qual a porcentagem do salário pode ser reservada para compras à vista ou a prazo. Destinar parte dos rendimentos para a poupança e outra para os gastos correntes é uma forma de manter o equilíbrio financeiro e a saúde do bolso.

Uma dica fundamental é a criação de uma planilha onde possa ser contabilizado tudo que entra e tudo que sai, detalhando os valores e os motivos dos gastos. É o que faz o publicitário Renam Machado, que anota todas as movimentações financeiras. “Decidi por anotar os gastos no papel e, desde então, consigo controlar os impulsos. Antes comprava tudo que desejava, muitas vezes sem necessidade ou planejamento. Hoje percebo que perdi a oportunidade de economizar dinheiro”, confessa.

É sempre bom lembrar que quem opta por comprar a prazo acaba pagando juros, muitas vezes, já embutidos na mercadoria, ao passo que nas compras à vista, o consumidor passa à condição de comando da negociação, o que pode render uma boa economia. “Atualmente, planejo todas as compras e, mesmo que sejam parceladas, sei que não comprometerá o orçamento familiar. No final do mês sempre sobra dinheiro que poderá ser investido na poupança ou em algum projeto importante”, finaliza Machado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s