Planejamento na prática

Quem nunca ouviu algumas das seguintes frases: Carro não é investimento”, “É preciso gastar menos do que se ganha”, Economize uma parte do seu salário todo mês”? Elas não são novidade, mas quantos de nós absorvemos esses conceitos na prática?

A primeira atitude que deve ser tomada é saber detalhada e precisamente quais são as receitas e despesas mensais que você tem. Há vários aplicativos para dispositivos móveis de planilhas prontas ou, simplesmente, o velho e bom caderninho. Tenha isso em mãos.

O segundo passo é avaliar se as despesas lançadas são realmente necessárias. Faça uma avaliação crítica para conseguir ficar com o mínimo de despesas supérfluas a fim de fazer com que sobre mais dinheiro mensalmente. Se você fez seu planejamento financeiro e sabe quanto vai lhe sobrar durante o mês, guarde uma parte de seu dinheiro antes mesmo de começar a pagar as contas.

O cartão de crédito, se utilizado de forma responsável, pode ser um aliado. Além de apresentar as despesas discriminadas e você saber exatamente onde utilizou o seu dinheiro, muitos têm programas de relacionamento, em que os clientes acumulam pontos e podem trocá-los por produtos ou serviços, como passagens aéreas, combustível, eletrodomésticos etc. Lembre-se: o uso do cartão requer um controle rígido sobre as despesas, pois é um dos principais produtos associados ao endividamento.

O essencial, além do planejamento, é acompanhar de perto se o que foi planejado foi executado. Por sinal, o ato de replanejar não quer dizer que você fez algo errado. Inclusive porque em finanças pessoais, estamos sujeitos a emergências e situações atípicas. Então não tenha medo de replanejar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s