O que fazer quando há dívidas?

Passadas as festas de fim de ano, você percebe que gastou além da conta e comprometeu o orçamento do mês, ou até do ano. O desequilíbrio financeiro pode ser ainda pior caso a pessoa não tenha destinado uma parte do dinheiro para gastos com impostos, materiais escolares e outras contas da casa.

Foi o que aconteceu com muitas famílias que extrapolaram os gastos com festas, comemorações ou bens de consumo e agora estão com dívidas, seja em faturas de cartão, pré-datados ou empréstimos que levarão meses para serem quitados. Nesses casos, readequar os gastos à nova realidade, para evitar endividamento maior, é essencial. E o início do ano é o período ideal para colocar o orçamento em ordem e saber de fato o que precisará ser cortado, mesmo que seja o uso do cartão de crédito.

O economista Marcio Teixeira fala da importância de evitar o agravamento da situação: “percebendo que a conta está ficando cada vez maior, deve-se frear o consumo, focar no pagamento das dívidas e não gastar mais do que se ganha. Esses são os primeiros passos para o início de um novo ciclo.”

Veja outras dicas do especialista para ficar no azul:

  • anote as dívidas, juros e prazos e tente renegociar. Peça descontos dos juros;
  • foque o pagamento das dívidas mais caras e longas. Pesquise as taxas do crédito consignado, que costumam ser mais baixas;
  • evite o cheque especial e o pagamento mínimo do cartão de crédito. Essas modalidades possuem os juros mais caros do mercado;
  • tenha um orçamento doméstico e adeque seus gastos de acordo com a sua realidade; e
  • toda a família deve estar junta nessa caminhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s