Analogia do pote: como administrar tempo e dinheiro com eficiência?

Aproveitar bem os recursos, seja tempo, dinheiro ou outros, é uma grande sabedoria. A dica de hoje é um recado simples: tudo é uma questão de escolhas. Para deixar claro, trouxemos uma imagem e desejamos que você visualize a vida como sendo um pote transparente de aproximadamente 30 centímetros de altura e 10 centímetros de diâmetro. Ao lado dele, há bolas de tênis representando compromissos importantes ou aquelas despesas que são necessárias. Há, ainda, um saco de areia representando atividades que tomam tempo ou dinheiro, mas não levam a lugar algum, ou seja, são supérfluos. Imagine, agora, as seguintes situações:

1) Na primeira delas, a areia é entornada no pote, ocupando mais da metade dele. Em seguida, são colocadas algumas bolas de tênis. Como a areia já ocupou boa parte do pote, não sobra espaço para muitas bolas de tênis. Consegue enxergar?

2) No segundo caso, as bolas são colocadas primeiramente. Em seguida, o saco de areia é despejado e, curiosamente, a areia passa a ocupar as sobras de espaço entre uma bola e outra, ou seja, quem foca o essencial também tem tempo e dinheiro para outras atividades ou realizações de consumo, inclusive.

Ao trazer essas imagens para a nossa experiência pessoal, é notável a diferença entre a sábia decisão de concentrar-se primeiro nos compromissos prioritários, tanto em relação ao tempo quanto ao dinheiro. Quem se organiza e faz o que tem que ser feito não precisa abrir mão de atividades de lazer e descanso. Quem está sempre com as contas em dia e não comete excessos no consumo acaba com mais dinheiro do que uma pessoa que o desperdiça com pagamento de juros ao banco etc.

Também é bom lembrar que o conceito de “importante ou até mesmo necessário” terá variações na vida de muitas pessoas. Para uns, será a entrega de trabalhos no prazo, mas para outros pode ser a escolha de brincar ou passar mais tempo com o filho. O fundamental é ter clareza sobre o que são as prioridades e não permitir que a nossa vida dê espaço para tanta areia, que consome o tempo e impede que ele seja aproveitado com atividades mais ricas e que permitem uma realização maior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s