Independência: check list para morar sozinho.

Muitos jovens sonham com o dia em que terão sua própria casa. Ter seu canto, cuidar das suas coisas, ter a liberdade e privacidade que desejam… Enfim: ser efetivamente dono do próprio nariz! Para muitos essas são algumas das vantagens da tão sonhada independência.

Muitos saem empolgados de casa, mas se arrependem depois, porque percebem o peso de ser adultos, principalmente na parte financeira. No entanto, se a decisão for mantida, tudo vai se tornando mais fácil com o passar do tempo, naquele processo que se chama amadurecimento.

Tudo na vida é mais fácil quando existe uma preparação prévia. Para ajudar, elaboramos um check list das principais ações que irão ajudar nessa fase de transição:

– Ter uma fonte de renda suficiente para bancar esse projeto. Passo essencial.
– Aprender a elaborar um orçamento doméstico e fazer o planejamento de quanto irá precisar para se mudar e de quanto será o gasto mensal morando sozinho. É preciso ter certeza de que a verba será suficiente para se manter. Se não for, adapte os gastos ao que você tem.
– Separar mensalmente a quantia do aluguel e valor médio de despesas da casa por seis meses, ao menos, para ver como fica o orçamento. É recomendável fazer uma reserva de segurança com esses recursos.
– Conversar com amigos que já fizeram essa transição.
– Aproveitar que ainda mora com os pais para comprar itens essenciais de que toda casa precisa.
– Se a ideia é comprar um imóvel, é fundamental juntar valor para dar como entrada na compra.
– Se o dinheiro for curto, procure apartamentos de pessoas que alugam quartos. Apesar de a liberdade ser menor, pode valer a pena, pois o preço reduzido pode viabilizar esse projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s