Ano novo, orçamento em dia!

Todo começo de ano persiste a sensação de ter uma nova chance. Uma oportunidade para se reorganizar e melhorar tudo que não esteve a contento no ano anterior. E quando se trata de orçamento doméstico, sempre há algo a melhorar para reduzir os gastos da casa.

Organizar o orçamento doméstico no começo do ano é imprescindível para garantir a boa gestão dos recursos e não entrar no vermelho com o passar dos meses. Não apenas porque os valores de cada item podem variar, mas porque as prioridades da família também mudam.

Escolha um dia do final de semana para definir com sua família quais serão as prioridades do próximo ano e quanto irão dispor do orçamento doméstico para cada item. Faça uma lista com todos os gastos da casa. Chame todos para participar, inclusive os filhos, assim todos se sentirão envolvidos nas decisões, e será mais fácil atingir os objetivos do grupo. De nada adianta você controlar seus gastos se os demais membros da família não entenderem das finanças domésticas e não colaborarem. Os membros da família tendem a compreender e mudar seus hábitos de consumo se todos estiverem envolvidos nos mesmos propósitos. Aproveite para angariar ideias para tornar o dinheiro mais rentável.

Depois de estabelecer o consenso entre todos, é primordial fazer o acompanhamento mensal analisando se estão conseguindo cumprir o planejamento financeiro familiar, ou se estão estourando o orçamento. No decorrer dos meses, nem sempre as coisas caminharão conforme o planejado, mas a ideia do planejamento é ter um norte para seguir, e dessa forma conseguir atingir as metas da família. Com todos caminhando juntos, com educação financeira e com a construção e a execução de um orçamento familiar, certamente a sua família estará muito mais unida, e os seus objetivos estarão muito mais perto de vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s