Planejamento efetivo em 2016

Quer fazer mais em 2016? Separamos algumas dicas para quem quer sair da inércia e fazer um ano diferente. A primeira delas é concentrar a atenção em poucos objetivos, em vez de querer realizar tudo de uma vez. Por exemplo, em vez de fazer uma lista gigante, com uma série de objetivos para o ano vindouro, concentre-se em dois ou três metas realmente significativas. Quem atira para todos os lados, pode desanimar facilmente.

Divida sua meta em etapas e determine uma data limite para cumprir algumas delas. Pode ser que algumas dependam da ação de terceiros, mas faça o máximo possível fazer tudo o que depende de você. Essa metas ou etapas não necessariamente envolvem dinheiro, mas sempre envolvem ação. Por exemplo, quem deseja fazer uma viagem ao exterior precisa pesquisar o destino, olhar opções de hospedagem, ter passaporte em mãos com data válida, verificar o clima na região no período da viagem, para saber o tipo de roupa que levará etc.

Além disso, comente suas metas ou sonhos com ninguém. Comentar é perder energia à toa. Quem quer, faz por onde. Ao contrário, quem sai contando está sujeito a ouvir críticas ou ter que lidar com muitas perguntas de pessoas que sequer poderão ajudá-lo. Além disso, há estudos que mostram que elogios ou comentários de aprovação dão a ideia de recompensa e, ao se sentir recompensado, a pessoa não se empenha o suficiente para ação.

Por exemplo, se uma pessoa quer emagrecer e comenta esse propósito, a simples aprovação já funciona como uma recompensa para ela. Desse modo, ela tende a se empenhar menos, pois já está recebendo recompensas secundárias. Um ano próspero depende de atitudes prósperas. Desejamos contribuir para motivá-lo a ser a melhor versão de si mesmo em 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s