Fim de ano: um bom momento para pôr em ordem a vida financeira

Fazer exercícios, se alimentar melhor e organizar a vida financeira. Esses propósitos costumam estar bastante presentes em período de início de ano, mas quem deseja mudar de verdade não espera o início do ano para fazer diferente. Em relação à vida financeira, por exemplo, se você não faz controle do orçamento, esse é um excelente momento para começar.

O motivo é simples: vale a pena conhecer o seu comportamento financeiro hoje para fazer melhor em 2016. E como começar essa tarefa? Comece anotando diariamente toda e qualquer utilização que você faça do dinheiro, por menores que sejam as quantias. Dá trabalho? Sim, mas esse é um excelente exercício de autoconhecimento.

É inegável que as pessoas têm padrões de consumo. Muitos podem se surpreender ao ver para onde, de fato, seu dinheiro está indo. Há um princípio da Administração que diz “O que não é medido não pode ser gerenciado”, e a ideia de fazer o controle do orçamento é justamente lhe dar a opção de gerenciar as suas finanças de modo mais eficiente.

A jornalista Elizângela Araújo fez esse exercício: dedicou uma parte do fim de semana para fazer um diagnóstico detalhado da sua vida financeira: “Aos 41 anos, foi a primeira vez que fiz o meu orçamento”, relata com empolgação. Esse entusiasmo, naturalmente, não vem do orçamento por si só, mas da sensação de assumir cada vez mais o controle da própria vida.

Apenas o controle do orçamento não garante prosperidade, mas o que você faz com a informação é o diferencial. Que ele seja um ponto de partida para construir um ano novo melhor. Todos desejam prosperidade e realizações, mas poucos se dão conta de que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s