calculo, contas, economia

Preparando-se para as contas de início de ano

Todo ano é igual, mas há quem sempre se enrole na hora de pagar as tradicionais contas de janeiro e fevereiro. Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), material escolar, matrículas, uniforme dos filhos, saldo do cartão de crédito das compras de Natal, despesas com férias… São muitas as contas a pagar, e não há como escapar. O melhor a fazer é sempre se planejar com antecedência para não começar o ano no sufoco.

O primeiro passo é analisar se o seu saldo em conta é positivo ou negativo. Se estiver positivo, ótimo! Nesse caso, considere a possibilidade de cumprir os compromissos de fim de ano, inclusive a compra de presentes, se for o caso, à vista. Agora, se você está no vermelho, analise e organize todas as suas despesas e veja onde podem ser feitos os cortes. Estabeleça metas que você possa cumprir até dezembro. Presentes de natal e gastos com festas de fim de ano, por exemplo, precisam ser revistos para que a situação não alcance o ano seguinte.

Uma das recomendações da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) é que os consumidores façam uma reserva prévia utilizando principalmente o 13º salário. Outra opção é que, ao longo do ano, tenham o hábito de reservar uma pequena quantia só para esses gastos. Que tal começar esse novo hábito ainda em novembro, mesmo que seja com pequenas quantias, como R$ 20?

O início do ano é uma boa época para mudar velhos hábitos, mas quem quer mudar de verdade muda agora, não espera a segunda-feira ou réveillon. Se você deseja atravessar o ano sem contas ou com um bom saldo de investimento, aproveite esse momento. Faça um planejamento mensal dos seus gastos e seja disciplinado. Essa é uma forma de garantir, de verdade, que você terá um próspero 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s