Incentive seu filho a montar um plano para 2016

O natal está chegando, e nesse período a criançada costuma se valer de diversas táticas para conseguir realizar os seus desejos de consumo. Em vez de atendê-los de imediato, é preferível convencê-los a realizar um pequeno planejamento para o ano que se inicia. Que tal reunir a família e começar um cofrinho ou uma poupança para realizar um desejo especial logo no início de 2016? Começando em dezembro, é possível que no fim de janeiro seja acumulada uma quantia suficiente para comprar um brinquedo ou outro bem de consumo aproveitando as promoções do início do ano.

Para quem recebe mesada dos pais ou presentes em dinheiro dos avós ou de outros familiares, essa tarefa é ainda mais fácil, mas quem não recebe não precisa desanimar. Uma dica é se empenhar para reduzir as contas de água ou luz ou até mesmo abrir mão de algumas guloseimas que representam economia nas contas de supermercado. Reduzindo esses gastos habituais, a diferença economizada pode ser destinada a essa meta ou objetivo.

Na avaliação da psicopedagoga Eliza Martins, a infância é uma ótima fase para se aprender conceitos de educação financeira. “Nesse período, a criança absorve melhor os ensinamentos sobre o dinheiro, sem vícios. Ela tende a seguir os exemplos dos pais. Daí a indispensabilidade de programar metas de economia e incentivá-la a fazer sua própria poupança. Além da segurança em lidar com o dinheiro, os menores terão que decidir a hora certa de comprar o que desejam”, define Eliza.

Além disso, quem começa o ano realizando um objetivo que é fruto do próprio empenho terá mais motivação para focar a realização de outros objetivos e conquistas em 2016. Sem dúvida, é um grande aprendizado e exemplo de que um ano novo se faz com atitudes novas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s