Faça mais com o orçamento que você já tem

Tem se falado em crise financeira, mas você já pensou na possibilidade de não participar dela? A proposta não é ignorar a situação do país, mas fazer escolhas diferentes, de modo a não sentir tanto o impacto do cenário negativo previsto. Grande trunfo é pensar diferente e fazer mais com o orçamento que você já tem.

Em geral as pessoas mantêm um padrão de consumo desde as compras de supermercado até as opções de lazer. Esse hábito costuma acompanhar padrões de amigos ou familiares, entre outras pessoas que nos rodeiam. Quando você está disposto a modificá-lo, soluções impensadas começam a surgir, e você passa a vislumbrar outras possibilidades.

Um bom exemplo está no livro Pai Rico, Pai Pobre, quando o autor conta que, ainda criança, viu vários gibis em um canto do mercadinho do seu “pai rico”. Eram produtos que não poderiam ser vendidos, mas logo surgiu a ideia de alugá-los. A irmã dele cuidava do espaço, e ele e o amigo ganharam uma boa receita com esse negócio.

Você não precisa pensar em atividades que gerem uma renda extra, mas pode repensar as suas decisões de compra, para fazer mais com o seu orçamento mensal. Quem precisa de armários, por exemplo, pode organizar cozinha ou quartos a partir de prateleiras, caixas organizadoras, paredes coloridas ou pintadas com tintas de lousa, entre outras ideias que deixam o ambiente descontraído e funcional a um custo reduzido. Quer mesmo trocar o piso ou a aplicação de um piso vinílico pode atender às suas necessidades? Na alimentação, tem que ter arroz e feijão todos os dias ou dá para aproveitar outros ingredientes na promoção? Dá para pesquisar receitas? Experimente! Pensar fora da caixinha pode lhe trazer economia, além de boas experiências de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s