O valor do autocontrole

O clássico Teste do Marshmallow, realizado na década de 1970 pelo psicólogo Walter Mischel, professor da universidade de Stanford, até hoje é um dos experimentos mais eloquentes de autocontrole. Bastante replicado e facilmente encontrado na internet, consiste em colocar uma criança sentada em frente a uma mesa que tem um prato com um marshmallow. Antes que o pesquisador feche a porta, deixando a criança sozinha, é dado o aviso: se ela esperar quinze minutos sem comer o doce, será recompensada com um novo marshmallow.

A grande sacada de Mischel foi acompanhar quem participou do experimento ao longo de vinte anos ou mais. O resultado é que aqueles que tiveram autocontrole para esperar o tempo necessário para receberem a recompensa se saíram melhor em aspectos diversos da vida, desde sucesso profissional a cuidados com a saúde ou uma vida financeira equilibrada. Quem esperou o novo marshmallow, de modo geral, tinha mais facilidade de poupar para a aposentadoria e outras finalidades, em comparação com aqueles que focaram a recompensa imediata de comer a guloseima sem conseguir esperar.

Uma parte pouco comentada são as estratégias que os pequenos adotaram para conseguir esperar. De modo geral, eles mudaram o foco: faziam brincadeiras com as mãos, procuravam olhar para outras partes da sala ou até mesmo olhavam para o marshmallow, mas com outros olhos, brincando com ele. Estratégias semelhantes podem ser adotadas por qualquer um que queira fazer uma reserva financeira, sem cair na tentação de resgatar o valor aplicado. Foque nos seus sonhos e aplique a quantia assim que receber o salário, esquecendo-se de que ela existe. Você verá que é possível esperar sem ansiedade, simplesmente administrando o foco. Por fim, poderá colher as recompensas com gosto.

Deixe uma resposta