13º salário: investir, gastar ou pagar dívidas?

Muitos funcionários estão para receber o seu décimo terceiro salário e, neste momento do ano, essa renda pode fazer toda a diferença para reequilibrar a vida financeira ou investir em opções de realização que vão além do simples consumo. Você já decidiu o que fazer com essa quantia?

Se você tiver dívidas, algum pagamento em atraso, ou contas acumuladas, o ideal é que quite esses compromissos e comece o ano novo com o saldo bancário em dia. Outra sugestão é antecipar parcelas futuras de financiamentos e parcelamentos e ganhar um belo desconto nos juros. Se possível, negocie.

Caso as suas finanças estejam em dia, nada melhor do que aplicar esse dinheiro e vê-lo crescer. As opções são diversas: plano de previdência, RDC, entre outras opções de investimentos. A decisão dependerá do prazo e objetivo destinado a esse dinheiro.

O que se exige é ter um planejamento e não sair caindo nas tentações de final de ano. Não que seja errado aproveitá-lo em bens de consumo diversos, mas sim porque, quem está atento, consegue aproveitá-lo da melhor forma, em vez de gastá-lo simplesmente pelo fato de ele estar disponível. Tenha em mente que todo começo de ano traz despesas extras como viagens, ceias (natal e virada de ano), IPVA, IPTU, matrícula, aniversários, material escolar etc. Portanto, mantenha em foco que ganho extra não é para gastar e sim para garantir e realizar sonhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s