Aprenda de graça e em casa

Ao passar pelas diversas fases da vida, desenvolvemos interesses por novas áreas, e é comum surgir a vontade de querer aprender mais, porém, devido às obrigações diárias, os planos acabam sendo adiados por falta de tempo ou de dinheiro. Os cursos on-line gratuitos vieram para resolver essa dificuldade. Facilidades como o barateamento da produção de videoaulas e internet de banda larga modernizaram a experiência de aprendizado a distância. Diversos portais oferecem gratuitamente cursos de universidades e centros de ensino renomados de diferentes países nas mais diversas áreas.

Fundado em 2007 pelo educador Salman Khan, a Khan Academy tem como missão “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”. Inicialmente os cursos eram apenas de matemática, porém à medida que o projeto foi crescendo, surgiram cursos de outras áreas como história, finanças, ciências, programação, artes, entre outras. A Khan Academy oferece cursos em diversas línguas, inclusive em português.

Já o Coursera é um portal que se destaca pela quantidade de cursos de diversas universidades de renome mundial como Oxford, Harvard e Berkeley. A maior parte do seu conteúdo é em inglês, e o site oferece ainda a opção de receber certificados, pagos, da universidade em questão ao término do curso.

No Brasil temos uma iniciativa local, o Veduca, que oferece aulas gratuitas da USP, Unicamp e Unesp, além de outras instituições internacionais, um portal com extenso conteúdo em português. A livre circulação do conhecimento, um dos principais papéis da internet, permite que praticamente todas as áreas do conhecimento sejam exploradas nesse modelo. O conhecimento nunca esteve tão acessível. Basta um clique.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s