Onde investir para garantir o futuro financeiro dos filhos?

Garantir o futuro financeiro dos filhos é a preocupação de muitos pais, principalmente em momentos de incertezas na economia. Mas, na hora de escolher onde e como guardar o dinheiro, surge a dúvida: abrir uma poupança ou investir numa previdência privada especial para crianças?

As duas opções ajudam os pais a serem mais disciplinados. Principalmente quando a aplicação vier descontada automaticamente da conta bancária. A depender o cenário econômico do país e do perfil dos pais, um plano de previdência, como o Sicoob Previ, pode ser uma excelente escolha, principalmente pelas taxas de administração altamente competitivas e boa rentabilidade, além de possibilitarem dedução no imposto de renda.

Por outro lado, a caderneta de poupança é menos burocrática e livre de impostos. Em qualquer lugar, a qualquer tempo, com qualquer quantia é possível abrir uma poupança. No entanto, ela rende menos (perdendo inclusive para a inflação atual) e, como é mais fácil sacar o dinheiro, os pais precisam ser mais fortes na hora de resistir à tentação de usar o montante para outros fins.
O Recibo de Depósito Cooperativo do Sicoob (RDC Sicoob) também pode ser uma excelente opção, principalmente quando se observa a vantagem de ter uma tributação decrescente, de acordo com o tempo de aplicação. Outro grande benefício, ainda mais neste momento de alta de juros e instabilidade econômica, é poder escolher o tipo de rentabilidade: pré ou pós-fixada. É é uma grande vantagem para quem pretende resgatar no longo prazo.

É válido lembrar que essas não são as únicas formas de investimento que podem garantir um bom futuro financeiro para o seu filho. Existem outras boas opções também como o Tesouro Direto, compra de imóveis, aplicação em fundos de investimento etc. Cada uma com suas vantagens e desvantagens. O fundamental é lembrar de diversificar. Não colocar todos os ovos em apenas uma cesta. Assim, se uma aplicação for mal, a outra poderá compensar. Pesquise sempre e procure algo que esteja dentro do seu perfil financeiro. Comece com pouco, pois a ideia é de que será um investimento de longo prazo. Nesses casos, o maior desafio não é ter muito para aplicar todo mês, mas sim ser disciplinado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s