Viagem – Embarque no planejamento

Com o preço do dólar nas alturas, tem sido cada vez mais difícil fazer uma viagem internacional. No entanto, com planejamento, não há viagem ou sonho que não possa ser realizado. Para não se endividar, o ideal é viajar com as passagens e diárias quitadas. Por sinal, é válido desde já separar uma quantia mensal, por menor que seja, para alimentação e outros itens de consumo. E enquanto o período ideal não chega, há várias outras providências a serem tomadas.

A primeira coisa que deve ser vista é o passaporte. É imprescindível verificar as regras e validade, de acordo com o seu destino. Por exemplo, na Europa, é exigido que o passaporte do visitante tenha validade mínima de três meses contados a partir da data de saída do país. Você sabia disso? Alguns países têm suas especificidades: para a Inglaterra, o prazo é ainda maior: seis meses. Na Irlanda, a exigência pode chegar a um ano.

O visto de turismo é outro ponto que precisa ser resolvido com antecedência, inclusive em função das taxas. O Brasil tem acordos com 66 países que não exigem visto para até noventa dias de permanência. Veja se o seu destino encontra-se nesses acordos. Para os países do Mercosul, o visto não é exigido. O vestuário adequado também não pode ser esquecido, especialmente se o destino incluir regiões mais frias.

Por fim, planeje comprar a moeda do local de destino com antecedência para não ser surpreendido com as variações do câmbio. De preferência, compre o dinheiro em espécie ou opte pelo travel card, cartão pré-pago que tem substituído o antigo travel cheque. Como as taxas altas para a utilização do cartão de crédito no exterior são altas, essas opções costumam ser um pouco menos onerosas, mas independentemente da opção, a pesquisa de cotações é fundamental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s