Como se organizar para comprar a casa própria

Conquistar a casa própria é um sonho que muitas pessoas não estão dispostas a adiar. Mas, antes de fechar um financiamento, é preciso se organizar. Principalmente neste momento de alta dos juros e mudanças nas regras de financiamento imobiliário. Afinal, para conquistar o tão sonhado teto, é preciso planejamento financeiro de uma vida inteira, com muita atenção para não gastar mais do que o esperado e fechar o negócio certo.

Confira as nossas dicas:

– Antes de buscar um apartamento ou uma casa, tenha certeza da sua estabilidade financeira e de como vai cumprir seus compromissos financeiros quando estiver no futuro imóvel. Lembre-se de que esses financiamentos costumam ultrapassar a marca dos 10, 15 ou 20 anos.
– Economize o máximo que puder. Em caso de imóveis usados, a Caixa Econômica, por exemplo, está financiando o percentual de até 50% do valor do imóvel.
– Faça uma poupança para gastos na reforma e na decoração da sua casa.
– Verifique qual o teto do valor das prestações que você pode pagar. Não comprometa mais do que 30% da renda familiar.
– Negocie com o corretor. Explique qual é a sua expectativa de gasto e informe a quantia exata que espera gastar.
– Na hora de buscar um financiamento, fique de olho nas taxas de juros e nas formas de parcelamento (SAC ou Price). Peça uma planilha de projeções ao banco e faça pesquisa entre as instituições financeiras.
– Reserve dinheiro para pagar despesas, que incluem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel, o Imposto sobre Transmissão de Bens (ITBI), o registro da escritura e as certidões emitidas pelo cartório, ambos são cobrados de acordo com o valor do bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s