Dica Cultural: Como treinar o seu dragão

Outubro é o mês das crianças, e apesar de a nossa dica não tratar diretamente sobre dinheiro, traz lições para vários campos da vida, inclusive o financeiro. Estamos falando da animação “Como treinar o seu dragão”, que pode ser alugada no Youtube, vista no Netflix ou adquirida em DVD. O protagonista da história é Soluço, um viking adolescente magrinho que destoa dos demais pelo porte físico e não concorda com a tradição de sua tribo de matar os dragões.

Um belo dia, Soluço é acidentado e acaba fazendo amizade com um dos dragões mais temidos da região, a quem ele dá o nome de Banguela. A partir de então o filme toma um desfecho que ensina ser possível modificar substancialmente o mundo ao nosso redor a partir da forma como olhamos para ele. E Soluço, por mais frágil que parecesse em princípio, apresenta esse novo olhar para o seu vilarejo, por mais que, para isso, tenha sido criticado e até mesmo rejeitado pela maioria.

Em que esse enredo pode ser útil para a vida financeira dos seus filhos? Em primeiro lugar ele mostra que é possível aplicar um novo olhar em tudo e não poderia ser diferente quando o assunto é dinheiro. É cada vez mais comum, por exemplo, encontrar pessoas que, em busca da independência financeira, adotam escolhas diárias bem diferentes da maioria das pessoas. A princípio muitas pessoas próximas as criticam, mas no longo prazo elas conquistam liberdade financeira e podem investir em projetos maiores.

Essa é só uma possibilidade de interpretação. Outro aspecto mostrado na película é a coragem de seguir o próprio caminho, em vez de fazer o que é feito pela maioria. Isso vale para padrão de consumo, investimento nos próprios sonhos e também para mostrar que não precisamos da aceitação dos outros para sermos felizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s