Saia do ciclo vicioso de gastar tudo o que ganha

O brasileiro tem ficado cada vez mais endividado. De acordo com o site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes. Se você ainda não faz parte desse grupo, mas tem dificuldade de poupar, por mais que renove esse propósito a cada ano, esta dica é para você: poupe mensalmente para a realização de objetivos com o mesmo compromisso com que você paga suas contas. Para quem não chegou a um nível de endividamento crônico ou inadimplência, esse exercício é mais simples do que parece.

A primeira providência a ser tomada quando se gasta tudo o que se ganha é fazer um levantamento do que realmente é necessário. Uma vez que tudo que entra está saindo, qualquer remuneração extra, como 13º Salário, restituição de imposto de renda ou até mesmo parte das férias, podem ser utilizadas para diminuir as suas contas fixas do mês. Dessa forma você vai diminuir as suas contas fixas fazendo com que sobre uma parcela maior do seu salário. E o que você fará quando conseguir fazer sobrar esse dinheiro? Poupar!

Poupar dinheiro não é só pagar todas as contas e sobrar dinheiro. O bom poupador sabe quanto ganha e quanto pretende poupar, de forma que, assim que recebe o salário, a primeira atitude é separar o dinheiro que será poupado naquele mês. Por quê? Porque dessa forma fica mais fácil priorizar os próprios sonhos. É mais efetivo sair do ciclo vicioso de gastar tudo o que ganha quando se poupa assim que entre o crédito da renda mensal. Por menor que seja o valor economizado, esse novo hábito o aproximará pouco a pouco de seus objetivos. Além disso, é mais fácil organizar o orçamento com o valor restante na conta do que aguardar sobras ao fim do mês que nunca aparecem. Experimente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s