Se permita navegar em outros mares

Dar ao volta ao mundo em um barco é o sonho de muitas pessoas, mas imagine fazer isso aos 14 anos. É uma loucura? Julgamentos à parte, o feito foi realizado em 2012 por Laura Deeker, e a experiência foi documentada no filme Maidentrip (2013), dirigido por Jillian Schlesinger e disponível no Netflix. Além de inspiradora, essa história pode motivá-lo a investir em seus sonhos e repensar seu comportamento de consumo.

Laura morou seus cinco primeiros anos no mar e praticamente cresceu em um estaleiro. Aprendeu a navegar na infância e ajudava o pai a construir e restaurar barcos. A menina amadureceu cedo: seus pais se separam ainda na infância dela e, como escolheu viver com o pai, aprendeu a preparar a própria comida e fazer pequenos trabalhos para conseguir recursos e comprar o seu barco.

Tudo isso a motivou a superar cada desafio. Conseguiu patrocínio, teve que lidar com a justiça holandesa para conseguir autorização para a viagem e lidar com muitas críticas, mas prosseguiu. Com pouca idade ela mostrou que vale a pena investir no próprio sonho, e que isso é possível com persistência e foco na realização.

Financeiramente, ela mostra que não precisamos seguir a vida da maioria, vale a pena ter a coragem de ser diferente. Não é por que o vizinho tem uma geladeira nova que você precisa de uma. É possível usar os seus recursos para outras realizações. Em dois anos de viagem, passando pelo Oceano Atlântico, Índico, Pacífico e Atlântico Sul, vemos uma adolescente crescendo e se autoconhecendo, com desejos maiores do que meros objetos de consumo. Ao final da jornada, divisamos uma pessoa realizada e com a sensação de que é capaz de realizar tudo o que deseja. Nós também somos assim e podemos nos permitir navegar por outras escolhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s