Investimentos vinculados à variação do dólar

A moeda impressa pelos EUA é referência para as moedas de muitos outros países e é muito procurada, principalmente por brasileiros, para planejar suas férias e compras na América do Norte. Existem basicamente duas maneiras de se investir em dólar: comprando diretamente a moeda ou fazendo aplicações em fundos ou títulos vinculados à sua variação.

Os especialistas divergem sobre as vantagens de se investir em variação cambial (valor de uma moeda). Para uns, como George Soros, é uma maneira de ganhar muito dinheiro com a especulação, sendo agente ativo desse jogo. Para outros, é uma péssima aplicação, tendo em vista a variação, às vezes, imprevisível da moeda no Brasil.

A verdade é que o dólar pode ser uma forma de garantir o poder de compra do seu dinheiro se você está planejando uma viagem ou um curso nos Estados Unidos. É uma boa maneira de evitar que os custos ultrapassem as suas estimativas. Sob esse ponto de vista, investir em dólar não é bem um investimento, mas sim uma espécie de apólice contra a sua variação inesperada.

A forma mais barata de investir em dólar é comprar o papel-moeda diretamente nas financeiras e bancos. Paga-se o imposto, e a compra é submetida aos custos de operação das instituições, o que sugere pesquisa para comparar essas condições entre as instituições.

Outra maneira de investir em dólar é fazer aplicações em fundos vinculados à sua variação. É mais seguro do que deixar o papel-moeda em casa, mas a transação é submetida a imposto e taxas de administração. A compra de títulos vinculados à variação do dólar também é possível nas financeiras. Nesse caso, além do imposto, é necessário pagar por operação realizada. Assim, convém evitar fazer muitas compras pequenas.

Um comentário sobre “Investimentos vinculados à variação do dólar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s