Consórcio ou financiamento?

Nos últimos três anos, a taxa Selic só tem aumentado e, como ela impacta nas taxas empréstimos e financiamento, essas opções de crédito têm se tornado cada vez mais caras. Logicamente, em um financiamento a pessoa pode usufruir imediatamente do bem ou produto, enquanto no consórcio é necessário aguardar o resultado do sorteio do contemplado. Há exceções: quando a pessoa tem recursos suficientes para dar um lance significativo, ela não precisa contar com essa espera. No entanto, de modo geral, o pior cenário é aquele em que se tem que aguardar o resultado de um sorteio por um longo prazo. Pois bem… será que esse cenário é ruim mesmo?

Uma das chaves para o sucesso financeiro é o autocontrole e quem não tem disciplina em poupar encontra em um consórcio uma maneira de conseguir cumprir esse objetivo, sem pagar juros. Como todos se juntam e mensalmente e uma ou mais pessoas são contempladas, os recursos não são passíveis de cobrança de juros. Há uma taxa de administração, mas os encargos, de modo geral, são reduzidos se comparados a qualquer financiamento. A diferença é tão expressiva que a espera pelo sorteio acaba se tornando um fator de menor relevância.

Tomemos como exemplo a compra de um automóvel de R$ 50 mil, em 60 parcelas, conforme tabela abaixo:

tabela-consorcio

A diferença, neste exemplo, equivale a R$ 26.970,72! Na prática, esse valor é suficiente para comprar alguns modelos zero quilômetro de carros populares. Quando o assunto é imóvel, essa diferença em muitos casos também é suficiente para comprar um bem de valor significativo. Outras vantagens do consórcio são: a possibilidade de quitar um financiamento existente ou, ainda, de conseguir descontos consideráveis por ter a quantia disponível à vista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s