Você pode sim ter horta em casa!

Já imaginou preparar um prato no almoço ou no jantar utilizando algumas hortaliças que você mesmo plantou? Por problemas como falta de espaço e desconhecimento de manejo de plantas, muita gente desiste desse sonho. Mas ter uma horta em casa é mais fácil do que se imagina. Confira nossas dicas.

– Escolha as plantas adequadas à época do ano e às condições de temperatura e luminosidade da sua casa. O local ideal para uma horta deve ser preferencialmente plano, próximo a uma fonte de água e bem ensolarado.
– Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos. Eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de só plantar espécies que irão se adaptar ali.
– O ideal é optar por mudas pré-formadas em bandejas de isopor, como alface, almeirão, escarola, couve, beterraba, cebolinha, repolho, brócolis, pimentão, tomate, entre outras. As mudas têm crescimento uniforme, são transplantadas em média com trinta dias para os canteiros, evitando as condições variáveis do ambiente quando são semeadas diretamente no solo.
– Irrigue de maneira adequada e na hora certa. Não irrigue nunca nas horas mais quentes do dia. Irrigue na primeira hora da manhã ou no final da tarde. Irrigar de maneira certa significa fornecer à planta somente a quantidade de água de que ela precisa.
– O indicado é colocar adubo a cada 40 dias. Pode ser adubo orgânico ou húmus de minhoca. Também vale lembrar: não retire as folhas secas que caem na terra, pois elas também servem como adubo;
– Não se esqueça de ficar atento, para evitar que pragas atrapalhem esse projeto. Caso isso aconteça, o controle de pragas em uma horta caseira pode ser feito a partir de práticas simples, sem o uso de produtos químicos. A internet pode ser uma aliada na busca de informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s