Presente acessível e valioso

Às vezes gastamos uma boa soma comprando presentes com a melhor das intenções. Investimos tempo escolhendo e acaba acontecendo de a pessoa presenteada não apreciar tanto, trocar por outra coisa ou achar ruim, porque o valor foi aquém do que ela esperava.

Em todo o caso, nem sempre temos satisfação ao comprar ou receber presentes. Não precisa ser assim. Existe uma forma de presentear que não exige necessariamente dinheiro e é muito gratificante. Procure na sua formação profissional uma maneira de ajudar seus amigos ou agradá-los em ocasiões especiais.

Esse é o caso do advogado que se voluntaria para rever os contratos que os nubentes fecham com cerimonial, ou do fotógrafo que faz um ensaio para os noivos. Não custa tanto para quem presenteia, mas tem um significado especial para quem recebe. Luciana Pereira, dentista, conta que já presenteou uma amiga com tratamentos dentários, achando que “seria mais especial que apenas uma transferência de dinheiro. Eu gostei bastante, e ela valorizou muito”.

Marcelo Macedo, web designer, mostra o outro lado da moeda: “Fiz um site para meu primo, com todas as exigências que ele pediu. Não cobrei, mas senti que meu trabalho não foi valorizado. Ele acabou contratando uma pessoa sem formação específica na área para mudar tudo para um tema comprado, pré-pronto, que tinha menos funcionalidades do que o que eu fiz”.

Até mesmo com esse exemplo de Marcelo, dar de presente o valor do seu trabalho profissional é, como diz Luciana, mais especial. É algo em que você se aplica ativamente, pensando na pessoa que vai ser presenteada. Nesse ponto não importa realmente se a pessoa procurará outro profissional para obter o mesmo serviço. O importante é que a pessoa saiba que é especial, pois o presente não se resume a dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s