Documentário The True Cost (O custo verdadeiro)

O comportamento de consumo de roupas mudou expressivamente de duas décadas para cá, não apenas nas quantidades adquiridas, mas sobretudo em relação ao modo de produção. A antiga figura da costureira da família foi se tornando mais rara, ao passo que as indústrias passaram a produzir vestimentas cada vez mais baratas. Qual é o custo dessa mudança sob o ponto de vista humano, social, ambiental e até mesmo econômico, no longo prazo?

Questões como essas são claramente respondidas no documentário The True Cost (O custo verdadeiro), do diretor Andrew Morgan. Andrew, que antes desse trabalho não entendia nada sobre o mundo da moda, mudou a forma de enxergá-la, e a proposta do filme é atingir o espectador para que ele passe a pensar sobre o que veste. As primeiras palavras da película já conferem o tom do que está por vir: “Essa é uma história sobre roupas. Sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as confeccionam e sobre o impacto que isso vem gerando no nosso mundo”.

De forma contundente e, usando as palavras do próprio diretor, é nítido quanto “Estamos conectados às mãos e aos corações que estão por detrás das nossas roupas”. Tomar contato com as condições precárias em que muitos trabalhadores produzem as roupas da maioria das grandes marcas, incluindo grifes, nos faz de fato repensar no custo de uma roupa baratinha e no tipo da cadeia produtiva que é incentivada a partir das nossas decisões de consumo. Impossível manter-se indiferente.
Para quem tem fluência no inglês, o documentário pode ser alugado ou adquirido pelo iTunes ou Amazon. Os brasileiros também podem vê-lo pelo Netflix, com legenda em português. É possível encontrar mais informações no próprio site oficial do filme: truecostmovie.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s