Investimento na carreira: nada de imediatismo

Sociólogos indicam que as gerações mais recentes, por estarem envolvidas em mudanças culturais e tecnológicas muito rápidas, tendem a ter uma visão mais imediatista para a carreira. Essas pessoas não querem as mesmas dificuldades que os pais enfrentaram nem cogitam submeter-se a trabalhos mal-remunerados, mas com boas oportunidades de aprendizagem para alcançar melhor padrão de vida mais tarde. Elas querem sucesso, reconhecimento e recompensas agora, de preferência saltando as dificuldades associadas.

O resultado desse raciocínio é que muitas pessoas veem a formação universitária, os aprimoramentos acadêmicos e os treinamentos técnicos como meras formalidades. Elas querem a instituição que ofereça o currículo universitário mais breve e a escola de línguas que promete ensinar em apenas dois meses, tudo isso sem levar em conta seus próprios esforços. O problema não está no curso de curta duração, mas na disposição errônea de buscar atalhos em vez de desafios. O objetivo do ensino é o aprendizado, e não o diploma. O foco tem de estar no processo, porque é nele que o desenvolvimento pessoal realmente acontece.

Quando a dedicação se volta ao processo, o indivíduo se concentra em adquirir a habilidade e conhecimento. Isso, por si só, já é revelador. Aprendizado é uma experiência transformadora. O indivíduo muda sua forma de pensar e de interagir com o mundo a partir do empenho de incorporar o que ele ainda não sabe. Os novos conhecimentos são um bônus nessa atividade, os quais multiplicam os efeitos do processo de aprendizagem.

Quem procura atalhos não vê que o certificado de conclusão é a formalidade e que o objetivo é a vivência do processo para obtê-lo. Dedique-se com afinco ao que você quer. Os resultados virão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s